quarta-feira, 24 de abril de 2019

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL E O BATISMO DOS CATECÚMENOS ADULTOS


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL E O BATISMO DOS CATECÚMENOS ADULTOS

No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a "Vigília Pascal". A Vigília Pascoal é a memória da noite santa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.
Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.
A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou no dia 20 de Abril de 2019, Sábado Santo, na comunidade São Cristóvão o Sacramento do Batismo dos catecúmenos adultos que estão se preparando para os Sacramentos de Iniciação a Vida Cristã de nossas comunidades. Ao todo foram 12 catequizandos que receberam o sacramento nesta noite.
A missa foi presidida pelo Pároco Frei José Angelo Mascarello que disse aos catecúmenos sobre O santo batismo como primeiro sacramento é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão; 
O Batismo possibilita aos batizados a participação na Vida Trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro da Igreja e também pertence para sempre a Cristo. Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral são obras eclesiásticas, ou seja, invenções da Igreja. Isso não é verdade, os sacramentos são, sem sombra de dúvidas, criados por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.
A instituição e preceito do Batismo estão positivamente marcados nos seguintes textos: "Em verdade vos digo, disse Jesus a Nicodemos, quem não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus" (Jo 3, 5). "Ide, ensinai todas as gentes, disse Jesus a seus discípulos, batizando-as, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). "O que crer e for batizado, será salvo", promete o Salvador (Mc 16, 61). "Recebe o batismo e lava os teus pecados", disse Ananias a Saulo (At 22, 16)