quarta-feira, 8 de agosto de 2018

OFICINA COM CATEQUISTAS

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
DATA 28 DE JULHO DE 2018 
OFICINA COM CATEQUISTAS

A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou no dia 28 de Julho um Encontro com catequistas de nossas comunidades com várias oficinas de acordo com as fases em que cada uma atuam. O Encontro iniciou com oração e um momento de Espiritualidade diante do Sacrário, logo após os catequistas foram conduzidos ao Centro de Formação para dar continuidade às atividades. O objetivo da Oficina era aprender na prática e partilhar as experiências e dificuldades de cada uma dentro dos encontros. A Oficina contou com a presença de vários Catequistas.


Três Qualidades do Catequista: O povo de Deus recebeu a vocação e a consagração de anunciar e testemunhar o Evangelho. Nesta vocação comum, o Senhor escolhe alguns para o serviço da catequese. Portanto, os catequistas são convocados por Deus mediante a Igreja, para desempenhar a missão evangelizadora da educação na fé. A fim de que possam desempenhar de maneira responsável e qualitativa o seu ministério, devem prestar uma particular atenção às suas competências, entre as quais está o serviço à Palavra de Deus e da Igreja.
 A formação : A formação integral dos catequistas, delineada no Diretório Geral para a Catequese numa tríplice dimensão: ser, saber e saber fazer, procura tornar os catequistas capazes de desempenhar de forma mais consciente a sua tarefa na comunidade eclesial. A finalidade destas três características educativas consiste em acompanhar progressiva e permanentemente o agente pastoral da catequese, a fim de que ele possa desenvolver a própria personalidade cristã, onde passam os valores e a sabedoria humana, a síntese da fé e o compromisso pastoral.                                      
 Para isto comporta o conhecimento da Bíblia e da teologia, da pedagogia e da comunicação, da liturgia e da espiritualidade. Tudo isto não diz respeito de maneira exclusiva a um simples saber intelectual, mas sim a um conhecimento em nível de testemunho, ou seja, a uma profunda experiência de comunhão, de misericórdia e de certeza do amor de Deus, que consiga fazer do catequista um autorizado EDUCADOR NA FÉ.
Nós catequista temos que ter em mente que o nosso trabalho é o de servir e edificar a Igreja de Deus, na certeza de que cada um dos ministérios encontra a sua origem na confiante chamada divina. "Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e que vos destinei para irdes e dardes fruto, e que o vosso fruto permaneça" (Jo 15, 16).