domingo, 8 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 08 DE MARÇO



Nesta data, em diversos lugares do mundo se comemora o dia da mulher. Em nossa Paróquia não poderia ser diferente, mesmo porque temos como padroeira uma mulher que serve de modelo para toda a humanidade pelo seu sim ao projeto divino no plano de salvação. Poderíamos desfiar um rosário de motivos para homenagearmos as mulheres pelas suas qualidades, mas isso não é necessário, pois todos sabemos de seu imenso valor na sociedade atual.
Por isso queremos, através da música “Mulher”, do cantor Jonny, parabenizar e homenagear a todas as mulheres vilhenenses: muitas pela sua dedicação aos serviços pastorais (na liturgia, na limpeza da igreja, na catequese, na saúde, na legião de Maria, pastoral da criança, nos cantos, como ministras da palavra e da eucaristia, no dízimo, na coordenação, no batismo, no grupo de jovens, como coroinhas, as religiosas e tantos outros serviços realizados); mas, e aquelas mulheres que não fazem parte de nenhum trabalho diretamente na comunidade? Elas têm sua grande importância como mães, pois zelam pela educação espiritual dos filhos, pelo cuidado da família, e isto também é servir ao reino de Cristo, pois na família acontecem os primeiros passos da catequese e da vivência do batismo. E aquelas mulheres que não se encaixam em nenhum destes requisitos já mencionados? As homenageamos também, pois fazem parte desta parcela da sociedade que, historicamente, foi discriminada e aos poucos, a duras penas, têm conquistado seus direitos em pé de igualdade com os homens que, uma grande parte ainda resiste em reconhecer o valor da mulher na construção de uma sociedade fraterna, justa e igualitária. Aproveitamos para lembrar e pedir a Deus por tantas mulheres que sofrem violência doméstica, que sofrem discriminação no trabalho e na sociedade, pelas que são assassinadas, pelas que estão nos presídios.
Portanto, a exemplo de tantas marias de nazaré, madres terezas, irmãs dulces, dorothys, marias da penha, e centenas de outras  que lutaram e lutam pela dignidade das mulheres, a cada uma de vocês anônimas que fazem do seu dia a dia um altar de sacrifício, mas também de fé e esperança, dedicamos esta música que tem em sua letra um pouquinho desta importância que vocês merecem.
Odlinor Otnemicsan - 08/03/2015