COMUNIDADES

segunda-feira, 19 de março de 2018

FORMAÇÃO SOBRE O ANO NACIONAL DO LAICATO


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

FORMAÇÃO SOBRE O ANO NACIONAL DO LAICATO

     A Paróquia Nossa Senhora das Graças ofereceu uma Formação sobre o ano Nacional do Leigo com Frei Faustino Paludo, dias 17 e 18 de Março, no Centro de Formação João Paulo II. Onde participaram desta Formação um total de 160 pessoas entre elas representante das Pastorais, os Ministros da Palavra e Eucaristia e Liturgistas das comunidades. O estudo foi todo fundamentado no Documento 105 "Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade" - Sal da terra e Luz do mundo!

     Para implementar esse compromisso, foi aprovado que o “Ano do Laicato” teria início na Solenidade de Cristo Rei, em 2017, com o término na Solenidade de Cristo Rei em 2018. No dia de Cristo Rei se celebra também o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Trata-se, certamente, de uma oportunidade muito importante para que todos os sujeitos eclesiais e, portanto, a Igreja como um todo, cresçam na sinodalidade, na comunhão e na missão comum a todo o povo de Deus.
      A palavra Leigo (Laikós) é um membro do povo de Deus.
     "Cristãos não nascem - cristãos se tornam"
     No Novo testamento não aparece o termo leigo, nessa época os cristãos são aqueles que integram as comunidades cristãs se chamavam irmãos. "Estais preparados pois o reino de Deus está próximo" Mais do que valorizar o individuo - valorizava as comunidades; levavam a sério a vida de comunidade - se respeitavam se tratavam como verdadeiros irmãos. Sem nos encontrar, sem nos reunir não compreendemos a vida de cristãos.
     Antes os leigos eram ouvintes e expectadores - hoje todos participantes ativos. A igreja se apresenta como sinal e fermento na vida da sociedade.
     No concílio Vaticano II, teve como horizonte o intuito de ser sinal e compromisso de renovação e abertura; sua postura claramente pastoral e definiu-se por uma nova abertura aos cristãos leigos. O Concílio reconhece que todos membros da igreja são iguais pela graça do Batismo - O Concílio inverte a ordem e coloca em primeiro plano: 
  •      O Povo de Deus;
  •      O Sacerdócio comum dos fiéis;

      Tendo como fundamento o Batismo - perante a Igreja somos todos iguais o que nos diferencia uns dos outros é o Ministério. a renovação liturgica do Concílio destaca:
  •           A Liturgia como ação da igreja;
  •           A Assembleia como sujeito da Ação celebrativa;
  •           A participação ativa em base ao batismo;
  •           A comunidade reunida na diversidade de carismas, ministérios e serviços.

    Na realidade ser igreja significa ser sujeito, pois na comunidade eclesial cada cristão se encontra como membro.
      o que significa ser sujeito? É o braço da Igreja no mundo. 
        Os leigos Não são da Igreja mas são a Própria Igreja.

    Nosso agradecimento a todos que participaram, aos Agentes da Paróquia, Irmãs e Freis Capuchinhos, ao nosso Pároco Frei José Angelo Mascarello e ao Frei Faustino Paludo que nos brindou com essa belíssima formação. A todos Paz e Bem e as Bençãos de Deus!


































Nenhum comentário:

Postar um comentário